12.7.10

Folga financeira, mas com estilo




Economizar é muito importante. Mas acredite, radicalizar não faz bem a ninguém. Um agradinho aqui, outro acolá, é sempre divertido e libertador...

Na Revista Claudia, não lembro agora a edição, encontrei algumas dicas que podem ajudar a manter o controle financeiro. São oito sugestões que resumi aqui para quem deseja gastar menos sem cortar exageradamente, até porque exagerar só vale a pena com coisas boas.

1. Um cartão é pouco, três é demais - Opte por dois cartões com diferentes bandeiras e datas de vencimento – por exemplo, uma no meio e outra no final do mês. Use no momento certo e você terá em média 30 dias para pagar. Os juros cobrados nos pagamentos parcelados também podem ser negociados. Verifique se existe anuidade. Algumas operadoras até a aboliram a cobrança.

2. Ordem na sua vida bancária - Não compensa manter contas em instituições diferentes. Concentre tudo em um mesmo banco e, com esse trunfo na mão, pague menos taxas pelos serviços oferecidos. Fique esperta também com os seguros. Eles se tornam mais caros quando você contrata vantagens extras, como o seguro-desemprego, incluso em diversos seguros de vida. Pelo menos durante o período de contenção, passe para o modelo básico.

3. Sai o jantar, entra o café da manhã - Comer em restaurantes não combina com economia. Uma refeição preparada a duas, quatro ou muitas mãos também funciona bem. Se você não tem tempo para isso, pode apelar para uma empresa/restaurante que possa fazer um contrato mensal. A famosa 'marmitinha'. Elas entregam tudo pronto – é só esquentar e montar a mesa no capricho. Mas não vale abolir um jantarzinho (ou almoço) com o love pelo menos uma vez no mês!

4. Economias no salão de beleza - Boa parte dos salões de beleza faz promoção em dias de movimento baixo, quando os preços caem até 50%. Aproveite. Que tal cortar e tingir no cabeleireiro mais conceituado (e, portanto, mais caro) e deixar para fazer unhas e escova no salão pequeno e competente perto de sua casa? (Minha preferida!)

5. Menos potes, mais qualidade - Você precisa acertar na hora de comprar cosméticos. A melhor forma é consultar um bom dermatologista, eleger os produtos que atendem às suas necessidades e seguir a receita à risca. Ou peça a ele que prescreva fórmulas para serem feita em farmácia de manipulação. São boas e custam menos.

6. Se não vai usar, pra que pagar? - Assinar um pacote de TV a cabo que dá acesso a dezenas de canais – e nunca parar em casa – ou ser sócia de um clube que já nem lembra mais onde fica são exemplos de gastos desnecessários. Sacrifique algumas horas no fim de semana para identificar e, em seguida, acabar com ralos desse tipo. É por eles que o dinheiro escoa sem acrescentar nada ao seu estilo.

7. Celular? Vá de pacote básico - Não, ninguém vai dizer para abdicar dele. Mas o tal aparelho pode virar um escoadouro de dinheiro. Os novos modelos oferecem diversas tecnologias, como acesso à internet, consulta a saldo de banco – e tudo isso aumenta a conta. Outro ponto a observar é o pacote de minutos oferecido pela operadora. Outra dica: o pré-pago ajuda mesmo a economizar. 

8. Achados nas pontas de estoque - Elas estão cada vez melhores e oferecem ótimas opções para um guarda-roupa descolado. Assim como as lojas de fábrica de grifes, com peças da coleção passada, que, convenhamos, quem tem estilo sempre sabe como usar. Aposte nos itens básicos e em alguns que façam diferença no visual. As boas lojas de departamento melhoraram muito no quesito acessórios.

Gostaram? Eu adorei!

Fonte: Revista Claudia/MdeMulher

Um comentário:

Paula Prearo disse...

Muito bom! Adorei as dicas.