30.10.11

Acerte no perfume - Parte II


Hello, Exageradas!

Puro luxo

Conforme prometido em minha coluna Exagerada publicada na edição deste domingo do Jornal da Paraíba (passa lá gentem), trago para o virtual – onde o espaço é ilimitado – as diferenças entre fragrâncias elaboradas pela gerente da categoria de Perfumaria de O Boticário, Marselha Tinelli, especialmente para minhas lindas e-leitoras.

No texto, explica que as variações de perfumes são uma referência que o mercado utiliza para classificar as fragrâncias de acordo com sua diluição, e não para separar por ocasião ou local de aplicação. “De modo genérico, Parfum e Eau de Parfum, são reservados para ocasiões especiais. As demais, para o dia-dia e uso abundante”, afirma Marselha.

Variações


A especialista diz ainda que todas as fragrâncias podem e deve ser usadas no corpo todo. Porém, a dica é aplicar em partes do corpo pouco expostas ao sol – punhos, peito, atrás da orelha, entre os seios e atrás dos joelhos. “São regiões de circulação sanguínea intensa, cuja temperatura elevada ajuda a exalar o perfume”, complementa.

Em resumo, não há regras definidas ou fragrâncias específicas para uma ocasião ou período do dia. O gosto pessoal é que define. "Geralmente as mais frescas vão melhor durante o dia e  tempo quente, enquanto as mais pesadas e sofisticadas combinam melhor com a noite e clima mais ameno", finaliza Marselha.

Um dos que uso atualmente

E ai, aprendeu? Já sabia? Então, que ótimo para as duas respostas! ;-)

Agora... as diferenças:

Parfum ou Extrait: Produtos mais sofisticados, com alta concentração de essência, podendo chegar a 30%. São vendidos em frascos pequenos, às vezes na forma oleosa.
Eau de Parfum: A concentração de essência no produto varia de 15% a 20%. Apresenta-se na forma líquida, geralmente em frascos de médio a pequenos volumes, e com tampas de rolha de vidro ou válvula spray.

Eau de Toilette ou Desodorante Colônia: Forma mais diluída de fragrância. No Brasil, seu similar é o Desodorante Colônia. Deve apresentar em sua composição um ingrediente ativo desodorizante. A concentração de essência varia muito de acordo com o tipo, sendo o mais comum a faixa de 5% a 14%. Apresenta-se em frascos de volumes variados, com ou sem válvulas. Sua principal função é a perfumação.

Splashes Colônias (Body Mist): É uma categoria de fragrâncias que possui uma concentração de essência de 3% a 5%, suficiente para perfumar sem ser demasiadamente forte, permitindo o uso abundante em qualquer hora do dia. Sua função principal é prolongar o frescor e conforto do banho. Pode ser reaplicada várias vezes ao dia para renovar a sensação de um banho recém tomado.

Colônias ou Águas de Colônias: Geralmente são usadas para designar produtos infantis, pois apresentam baixa concentração de essência – no máximo 2%. Podem ser com ou sem álcool.

Gostaram? Quem gostou levanta as mãos \0/ e bate palmas... Kkkk... Brincadeirinha, gente...

Beijos  SïS


*Já agradecendo a assessoria de O Boticário na Paraíba pela parceria. Valeu, Flaviana!!

2 comentários:

Flaviana disse...

Ah, que linda!!! Nem precisa agradecer :)
Conte comigo sempre!

Beijo

Eliz Monteiro disse...

:-***