12.2.07

Para quem me odeia - by Fernanda Young



Fernada Young sempre desperta amor e ódio em seus leitores. Particularmente, acho q a escritora adora exagerar...Mas quem não gosta (sou suspeita)? Este mês seu texto foi demais! É impressionante como algumas vezes conseguimos ler algo e pensar "Caramba, era exatamente isso que eu queria dizer!"

Vamos ao texto.

"Para quem me odeia

Eu te amo. E não seria metade do que sou sem você, juro.
É seu ódio profundo que me dá forças para continuar em frente, exatamente da minha maneira.
Prometa que nunca vai deixar de me odiar ou não sei se a vida continuaria tendo sentido para mim.

Eu vagaria pelas ruas insegura, sem saber o que fiz de tão errado.
Se alguém como você não me odeia, é porque, no mínimo, não estou me expressando direito.
Sei que você vive falando de mim por aí sempre que tem oportunidade, e esse tipo de propaganda boca a boca não tem preço.

Ainda mais quando é enfática como a sua - todos ficam interessados em conhecer uma pessoa que é assim, tão o oposto de você.
E convenhamos: não existe elogio maior do que ser odiado pelos odientos, pelos mais odiosos motivos.

Então, ser execrada por você funciona como um desses exames médicos mais graves, em que "negativo" significa o melhor resultado possível.
Olha, a minha gratidão não tem limites, pois sei que você poderia muito bem estar fazendo outras coisas em vez de me odiar - cuidando da sua própria vida, dedicando-se mais ao seu trabalho, estudando um pouco.

Mas não: você prefere gastar seu precioso tempo me detestando.
Não sei nem se sou merecedora de tamanha consideração.
Bom, como você deve ter percebido, esta é uma carta de amor.

E, já que toda boa carta de amor termina cheia de promessas, eis as minhas:
Prometo nunca te decepcionar fazendo algo de que você goste. Ao contrário, estou caprichando para realizar coisas que deverão te deixar ainda mais nervoso comigo.
Prometo não mudar, principalmente nos detalhes que você mais detesta. Sem esquecer de sempre tentar descobrir novos jeitos de te deixar irritado.
Prometo jamais te responder à altura quando você for, eventualmente, grosseiro comigo, ao verbalizar tão imenso ódio. Pois sei que isso te faria ficar feliz com uma atitude minha, sendo uma ameaça para o sentimento tão puro que você me dedica.
Prometo, por último, que, se algum dia, numa dessas voltas que a vida dá, você deixar de me odiar sem motivo, mesmo assim continuarei te amando. Porque eu não sou daquelas que esquece de quem contribuiu para seu sucesso.
Pena que você não esteja me vendo neste momento, inclusive, pois veria o meu sincero sorrisinho agradecido - e me odiaria ainda mais.

Com amor, da sua eterna." Fernanda Young.

Então tá.

Eliz

11 comentários:

Ana Priscila disse...

Eita q eu gostei do texto. Mesmo sabendo q tem muita gente q gosta de mim... mesmo, mesmo, de verdade, sei q tem aqueles 'exú cavera' q vive de olho mal pra cima de mim. Acho q nesses dias eu posto esse texto no meu flog, passa la depois - www.fotolog.com/apriscilared. Bijuss Aninha [Doana =]

Anônimo disse...

noxa adorei a carta...forgo de verdade...adorei meu...o q tem de gente q nao gosta de mim nao ta escrito no gibi...mas eu dedido isso tudo a eles...rs...eh tipo a quele ditado...a força da tua inveja eh a velocidade do meu sucesso...hahaha...beijaum...

Bruna disse...

parabens
seu txtos sao maravilhosos
amo todos eles
parabens pela sua inteligencia e pela sua criatividade
eu tambem adoro escrever

Anônimo disse...

Minha prima pediu pra eu ler pq acha que tem haver comigo e realmente...Adorei, agora me sinto mais confortável !

projeto Lúdico disse...

Fernanda é simplesmente maravilhosa, esse texto define e discreve uma pessoa realmente forte consigo mesma, mas ainda assim fraca! Fernanda é demais, adorei e obrigado por me fazer conhecer esse texto!

Elizangela disse...

Gostaria que todos os visitantes assinassem seus comentários. Não publico mais anônimos. Valeu.

D' Luca disse...

Nega, li no orkut de uma colega e procurei essa carta aqui no google... não sei se você vai gostar mais peguei aqui do seu blog e coloquei no meu... mas sou daquelas que sempre coloca as fotes... então o mérito é seu. BJos

Ninfa Paula Joice disse...

aMEI ESSE TEXTO....MUITO BOM MANDEI PARA S PESSOAS QUE ""ME AMAM"". MUITO BOM

Gaspar disse...

Amei a carta de amor.. ♥ rsrsrs vou postar uma para a minha eterna..kkkkkk

Eliz Monteiro disse...

Que bom q gostou Gaspar! Farnanda Young é ótima mesmo. Volte sempre ao blog.

Cris disse...

Não odeio Fernanda Young. Só não vejo nada de especial nos textos dela. Entendo que só o fato de não escrever ancioso nem saldade já é tido como muito literário, entre os jovens, hoje. Daí a chamar de "grande escritora, poeta, roteirista"... vai uma enorme distância.