3.10.12

Biquíni: corrida contra o tempo


O verão está chegando (se bem que aqui é sempre quente, vamos combinar!) e muita gente já começa a pirar para ficar com aquele corpinho sarado dentro do biquíni. Confessa!! Então, que tal uma corridinha?

Run, Lola, run

Descobrimos no site da corrida McDonald’s 5k um projeto bem bacana chamado Mulheres em Movimento, que vai acontecer dia 21 de outubro em algumas cidades do país. O mais legal é que lá também tem várias dicas de profissionais que podem ajudar bastante as corredoras antes, durante e depois do percurso.

Logo do projeto

Separamos 8 dicas do site que podem ajudar você a correr melhor. Topa?

1 - Como começar
Se estiver por longo tempo inativo, pode iniciar caminhando nas duas primeiras semanas. Após este período, alterne caminhada com corrida e, a medida que for ficando fácil, aumente a corrida e diminua a caminhada. O aconselhável é o treino em dias alternados, ou seja, um dia de treino e no dia seguinte, descanso. O tempo mínimo de descanso deve ser de um dia e o máximo, de dois dias.
2- A bicicleta é uma ótima aliada
Além de ser uma delicia, pedalar ajuda a fortalecer as coxas e a aumentar a capacidade do seu joelho para amortecer o impacto da corrida. Experimente alternar entre a corrida e a bicicleta durante os seus dias de treino. Assim, quando você for participar de uma corrida de 5K, estará ainda mais preparada.
3- Não se esqueça dos braços!
A posição dos braços também é muito importante na hora da corrida. Deixe os antebraços paralelos ao solo, em um ângulo de 90º em relação ao seu corpo. Esta é a posição ideal durante a prática. Só mude a posição dos braços na subida, para o corpo ganhar mais equilíbrio.
4- A roupa certa
Para correr melhor e evitar lesões invista em duas coisas: um bom top e um bom tênis. O top certo para o seu corpo dá um suporte específico para a musculatura dos seios. Já o tênis deve ser escolhido de acordo com a pisada. São três tipos, a pronada, para os corredores que pisam com o pé para dentro, mais com a parte interna do pé, a neutra, caracteriza a pisada normal, e a supinada, para fora com ênfase no apoio da parte de fora do pé. Em muitas lojas especializadas em esporte é possível fazer o teste para saber qual é a sua pisada. Um ortopedista, um professor de educação física ou mesmo um fisioterapeuta especializado em medicina esportiva podem orientar neste assunto.
5- Use filtro solar, sempre!
Correr em um dia ensolarado é bem mais gostoso, mas não esqueça de passar o filtro solar, não só no rosto, mas no pescoço, ombros (se correr de regata), braços e pernas (se estiver de shorts). O boné, óculos escuros e protetor labial também são ótimos aliados.
6- Coma bem e não se esqueça da água
Para fazer uma boa corrida, você precisa treinar, se dedicar e, também, ter uma boa alimentação. Portanto, nos dias antes da prova, faça uma dieta especial comendo bastante frutas, legumes e verduras - alimentos ricos em carboidratos (massas, batata, arroz) também são bem-vindos. Além disso, mantenha-se bem hidratada, é muito importante ingerir bastante líquido nesses dias.
7- Não dispense a musculação
A musculação é fundamental para melhorar seu rendimento na corrida assim como prevenir o aparelho locomotor de possíveis lesões. De duas a três vezes por semana é a frequência mais indicada para quem corre - isto vai variar de acordo com seu volume de treino.
8- Aposte nos abdominais
Os exercícios abdominais são de grande importância na manutenção da postura correta durante a corrida de rua. Somando o quadrado lombar e os músculos estabilizadores da coluna forma-se o núcleo do corpo, região que, se bem fortalecida, irá proporcionar ganho de eficiência, economia de energia e consequentemente melhora de desempenho.

Gostaram? Também preciso entrar nessa...

Beijinhos ;-*  Eliz
________________________________________________________
Informações: McDonald's
Imagens: web


2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Eu sou uma blogueira de João Pessoa, e te convido a conhecer meu cantinho; espero que a gente se dê super bem! Aguardo sua visita.

docefuturo.blogspot.com.br

Eliz Monteiro disse...

Oi, Hellen! Já te visitei e adorei. Obrigada pela visita. Beijos.